Um pouco de Contabilidade – Parte 2 de várias… :)

Bem, meus caríssimos, voltemos ao assunto sobre contabilidade e, para podermos aprender a contabilização, temos que começar com o Be-a-bá, ou seja, conceitos, simples, mas necessários para que mais à frente não passemos dificuldades nas classificações contábeis, o que poderia gerar resultados irreais em uma demonstração financeira e isso, nenhum profissional que se preze quer que ocorra concordam?

Aqui trataremos de conceitos, como Débitos, Créditos, Ativos – Circulante e Não Circulante -, Passivo – Circulante e Não Circulante -, Capital Social, Patrimônio Líquido,  contas de resultado, razão, diário, balancetes e por que não a ECD e a ECF?

Primeiramente temos que ter em mente dois conceitos, que são o Débito e o Crédito. Diferentemente do nosso cotidiano comum, que quando temos um débito é sinal que estamos subtraindo, e isso seria uma coisa ruim;  quando temos um crédito estamos somando, o que seria uma coisa boa, como exemplo clássico, nossa conta bancária ou nosso dinheiro guardadinho em uma caixinha em nossa casa.. Na contabilidade é diferente, como assim? vou tentar explicar:

Débito=> os profissionais do meio e por que não os estudantes? sempre ouvem que a natureza de determinada conta  é devedora, ou seja, o seu saldo final tem que ser um débito, um “Dezinho”, e se estiver como crédito está “incorreto” ou a conta está “virada”. O débito, no Ativo, tende a favorecer a entidade, aumentando seus bens e direitos e o crédito neste mesmo grupo, dependendo de determinada situação pode favorecê-lo ou não, enquanto isso, o débito no passivo pode favorecê-lo ou não também,  mas isso falaremos mais à frente, quando estivermos tratando de fatos contábeis.

Crédito => ao contrário do débito, quando a natureza de determinada conta é credora, o seu saldo final tem que ser um crédito, um “Cezinho”, e se estiver como débito está “incorreta” ou a conta está “virada”. O crédito no Passivo, tende a aumentar suas dívidas e obrigações, enquanto que a contabilização de um débito pode favorecê-lo ou não, assim como no ativo, dependendo do fato contábil.

Bem, no momento é só isso, afinal estamos iniciando a semana né? amanhã, dia 30/04 teremos mais conceitos.. Ao final de tudo, garanto a vocês que estaremos até fazendo análises de balanços…rs (olha, “missão dada é missão cumprida” certo?)

Até a próxima.

 

Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close